segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Ponte da Bahiana da Companhia de Navegação Bahiana em Canavieiras

Ponte da Bahiana - Porto Grande - Rio Pardo
 - Canavieiras-BA - Agosto de 1990 - Foto de
 Regis Silbar 


A Ponte da Bahiana de Canavieiras, a Princesinha do Sul, na Costa do Cacau, no sul do Estado da Bahia, ficava no Porto Grande, no Rio Pardo e era destinada ao recebimento dos navios da Companhia Bahiana de Navegação, na época, uma das maiores empresas do ramo no Brasil.

A Ponte da Bahiana, realmente, não era bem uma ponte, mas um trapiche, mas era costume, naquela época, na Bahia, designarem os trapiches de ponte. Mas isto não vem ao caso, o que importa mesmo é que esta ponte/trapiche serviu à cidade de Canavieiras durante um longo período de sua história.


Paquete Cachoeira na Antiga Ponte da Bahiana
 no Porto Grande - Rio Pardo  -  Ano de 1965  - 
Foto de Arquivo 


A Ponte da Bahiana foi demolida quando da revitalização do Centro Histórico da cidade. É uma pena, pois a referida ponte/trapiche também fazia parte da história da cidade, pois ficou a receber navios para o embarque do cacau, durante muito tempo, fazendo a economia da cidade florescer com a exportação do produto.

Hoje, no Rio Pardo, só sobrou a Ponte do Lloyd, que é uma das Sete Maravilhas de Canavieiras e também servia para o embarque do cacau, a grande riqueza da cidade, e também de outras demais mercadorias além de passageiros, pois naquela época quase não existiam estradas ligando Canavieiras a outros lugares.  


Ponte da Bahiana, Provavelmente em 1999/2000
 - Canavieiras-BA 

Um comentário: