terça-feira, 6 de setembro de 2016

O Pelourinho do Centro Histórico de Canavieiras

Pelourinho com Escravo Sendo Açoitado - Gravura Capturada
na Internet - Canavieiras Já Teve Um em Seu Centro Histórico


Canavieiras, no sul da Bahia, já teve, em seu passado, os seus dias sombrios, quando, na cidade, a escravidão era adotada e praticada com todas as maldades e atrocidades que o ser humano é capaz de praticar.

Quando a cidade se tornou autônoma, isto é, passou a ter um intendente (prefeito) e uma câmara municipal, um dos assuntos mais discutidos foi a construção de um pelourinho para punir os escravos desobedientes na visão de seus proprietários. Entre as muitas propostas postas em discursão a construção de um Pelourinho foi prioritária e alvo de diversas sessões e foi o primeiro a erguido pela nova administração da cidade emancipada.

Essas reuniões da câmara municipal para examinar a construção do Pelourinho foram feitas em sessões realizadas em 24 e 26 de julho e 21 de outubro de 1834, em 22 de julho de 1835 e 18 de janeiro de 1836, quando finalmente ele foi construído.

A sua localização, com certeza, foi no Centro Histórico da cidade, mas a sua localização precisa foi perdida com o passar dos anos, a não ser que algum documento, não divulgado, dê, com precisão, a sua localização.

Felizmente, quando começou a civilização do cacau, a escravidão no Brasil já tinha sido extinta pelo ato heróico da Princesa Isabel e, assim, apenas as pessoas livres participaram desta nova saga que deu riqueza à cidade. 

Hoje em dia, Canavieiras, a Princesinha do Sul, está livre desta mancha do seu passado e toda a sua população é igual perante a lei de Deus e dos homens, com todos participando, em pé de igualdade, com os ideais humanitários e construindo, com certeza, o futuro de Canavieiras. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário