terça-feira, 20 de setembro de 2016

As Antigas Cores das Fachadas da Prefeitura Municipal de Canavieiras Através dos Tempos


Prefeitura Municipal de Canavieiras - Foto de 
Arquivo Pessoal


A Prefeitura Municipal de Canavieiras inaugurada no final do Século XIX é uma das joias da arquitetura do cacau e uma das Sete Maravilhas de Canavieiras, ela foi fruto da riqueza que havia em abundância proveniente dos diamantes do Rio Salobro e da cultura do cacau às margens do Rio Pardo.

Ela, quando foi inaugurada, imperava em uma larga e comprida praça onde o capim-cipó se derramava sobre as areias finas e brancas como se fosse um tapete verde sobre pequeninas e bem minúsculas pérolas que o tempo deixou ali para ficar.

Prefeitura Municipal de Canavieiras


Não sei a cor original da Prefeitura Municipal de Canavieiras, mas ela poderia ser verificada pesquisando as camadas de tintas sobrepostas. A primeira camada seria a da cor original que, de certo modo, deveria ser restabelecida para que o projeto voltasse à sua originalidade.

Durante todos estes anos, desde a sua inauguração, a Prefeitura Municipal de Canavieiras já teve as suas fachadas com as mais diferentes tonalidades, algumas de bom gosto outras não, mas ela sempre foi muito bem bem tratada por todas as administrações que passaram pela cidade.


Prefeitura Municipal de Canavieiras


Quando nos referimos às fachadas, ao invés de fachada, estamos nos referindo aos quatro lados do maravilhoso prédio da Prefeitura Municipal de Canavieiras, já que ele foi construído em centro de terreno, pois além da fachada frontal, ele tem a fachada traseira e as fachadas laterais.

Na primeira foto, em preto e branco, a cor da fachada era constituída por um grená escuro nas partes centrais e da cor branca servindo como moldura. Não sabemos se esta era a sua cor original, mas o contraste destas cores davam uma beleza sem igual ao monumento.

Prefeitura Municipal de Canavieiras


Com o passar dos anos a Prefeitura Municipal de Canavieiras foi sendo pintada com outras cores, sendo, sempre, no máximo duas, uma nas partes centrais e a outra servindo como moldura, nas colunas e no entorno das janelas e nas partes mais salientes da fachada do prédio.

No alto do prédio, toda colorida, as Armas da República dão um toque todo especial ao monumento mais emblemático de Canavieiras, comunicando a todos que a cidade esta situada na República Federativa do Brasil que, embora corrupta, é a nossa pátria.   
Prefeitura Municipal de Canavieiras - Foto de 
Regis Silbar


Atualmente, a Prefeitura Municipal de Canavieiras, está pintada em três cores, verde, grená e branca, tentando representar a bandeira da cidade. No entanto a pintura do prédio da prefeitura tem tonalidades diferentes, pois o verde não é o mesmo da bandeira e nem o grená, pois na bandeira esta cor não existe, mas sim o vermelho.

Mas, no entanto, esta mistura de cores também realça a beleza da Prefeitura Municipal de Canavieiras, que está situada no coração do Sítio Histórico e é uma beleza aos olhos de que a vê. Você, turista, não deixe de conhecer este magnífico prédio quando for a Canavieiras. 

Prefeitura Municipal de Canavieiras







Nenhum comentário:

Postar um comentário