segunda-feira, 13 de março de 2017

A Festa de São Sebastião na Praça da Capelinha em Canavieiras


Estandarte em Homenagem a São Sebastião na festa
 da  Praça  da  Capelinha  em  Canavieiras - Início da Década de Noventa do Século XX 


Sendo São Sebastião o santo mais popular de Canavieiras, ele teve, desde os primórdios da cidade, uma das mais bonitas e animadas festas, reunindo, em um só lugar, um grande número de pessoas. Esse lugar era, e ainda continua sendo, a Praça da Capelinha, onde se situa a Capela da Sagrada Família.

Esta festa, antigamente, começava com a chegada do Mastro de São Sebastião à Praça da Capelinha. O mastro vinha do Cais do Porto e desfilava pela cidade, carregada pelos fieis até chegar ao seu local de destino: a Praça da Capelinha em frente à Capela da Sagrada Família. Atualmente, o mastro ainda continua a ter o mesmo trajeto.

São Sebastião também era festejado com danças típicas entre as quais o Bumba meu Boi, onde um homem era coberto com uma estrutura em forma de boi e dançava freneticamente, dando chifradas no ar, acompanhado de mocinhas com trajes específicos para a dança, que cantavam e dançavam acompanhando o som da música que tocava sem parar.

Na praça não parava de circular pessoas. Grupos de mocinhas se encontravam com grupos de rapazes e os olhares matreiros se entrelaçavam dando margem a um futuro relacionamento.

Nas barraquinhas as pessoas se aglomeravam para comprar e comer gulodices. Tinham barracas que vendiam roletes de canas, cachos de mané velho (frutos da palmeira tucum) e outra delícias regionais variadas.

Em outras barraquinhas a atividade era outra: o jogo. A principal modalidade era a roleta, com apostas em dinheiro, onde quem sempre lucrava era o dono da banca. Quem ganhava, ganhava pouco dinheiro, quem perdia, perdia muito dinheiro.

Com o passar dos anos a festa foi se raquitizando, perdendo pouco a pouco os seus atrativos principais e, hoje, na segunda década do século XXI, pouco resta daquela magnífica festa que tanto encantava os canavieirenses.

Os motivos são muitos, mas os dois principais foram os programas e as novelas de televisão, que naquele tempo não existiam, pelo menos em Canavieiras, e o crescimento da violência, por falta de leis mais justas neste país.


Dançarinas Folclóricas do Bumba-Meu-Boi na Festa
 da Capelinha em Canavieiras no Início da Década de
Noventa do Século XX  

Nenhum comentário:

Postar um comentário