terça-feira, 7 de março de 2017

As Cinquenta Janelas e Duas Portas da Prefeitura Municipal de Canavieiras

Fachada  Principal  da  Prefeitura  Municipal  de 
Canavieiras com as Suas Dezessete Janelas e Sua 
Porta Principal - Foto de Regis Silbar



A quase totalidade da população de Canavieiras nunca se deu conta de uma curiosidade única: a Prefeitura Municipal de Canavieiras tem exatamente cinquenta janelas e duas portas externas. Sim, meia centena de janelas distribuídas simetricamente em torno de suas quatro fachadas.

Podemos observar que todas as janelas estão dispostas harmonicamente nas quatro fachadas, dando ao edifício uma singular beleza compatível com o tipo de arquitetura adotada no final do século XIX para os prédios públicos no sul da Bahia. Este estilo também foi adotado na arquitetura do prédio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

É claro que a construção de um prédio tão majestoso em uma pequena cidade com uma população beirando cinco mil habitantes não foi uma tarefa fácil, mas a cidade, embora com uma pequena população, era uma das mais ricas do Estado da Bahia, nutrida com o dinheiro da cultura do cacau e da lavra dos diamantes do Rio Salobro.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de conhecer o prédio da Prefeitura Municipal localizado na Praça da Bandeira, no Centro Histórico da cidade, o mais conservado e belo de todo o sul da Bahia.


Fachada Posterior e Lateral da Prefeitura Municipal
de Canavieiras,  com seu número impressionante de 
janelas - Foto de Regis Silbar










Nenhum comentário:

Postar um comentário