sábado, 4 de março de 2017

A Praça de São Boaventura em Canavieiras

Praça de São Boaventura Vista da Torre da Igreja -
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


A Praça de São Boaventura, em Canavieiras, na Costa do Cacau, já foi um vasto areal de areias brancas, fininhas e tão fofas que engoliam os pés de quem se atrevesse a pisar nas suas dunas mais altas e era coberta de capim-cipó, que se entrelaçavam, formando uma rede que, em alguns lugares, impedia a movimentação da areia, mesmo se o vento estivesse mais forte.

Com o tempo, a Praça de São Boaventura foi se modificando: primeiro com a inauguração, em 1932, da bela igreja deu uma nova vida ao lugar, depois com a inauguração do belo coreto no meio da praça. A igreja foi por muito tempo uma das poucas construções naquela região, pois a cidade, nos anos 30, se resumia a poucas ruas, todas elas começando no trecho compreendido entre o início do cais do porto até à Rua do Mangue que, nesta época não era tão longa como atualmente.


Praça de São Boaventura, com o Coreto em Primeiro
 Plano e a Igreja em Segundo - Canavieiras-BA


Algum tempo depois a praça foi parcialmente urbanizada, recebendo canteiros e, no meio da praça, um coreto com postes decorados de iluminação, que serviu de palco para muitas festividades, tanto religiosas como pagãs, durante o período de sua existência, antes de ter sido demolido.

Atualmente a praça esta urbanizada com canteiros e plataformas com formas geométricas, com muitos coqueiros embelezando a paisagem. As vias de circulação são pavimentadas com paralelepípedos, nada lembrando o antigo e vasto areal que, por muito tempo foi a bela paisagem do lugar.


Praça de São Boaventura com o Seu Vasto Areal e
Trechos de Capim-Cipó - Canavieiras-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário