sábado, 11 de março de 2017

O Colorido do Cais do Porto de Canavieiras no Início da Década de Noventa do Século XX

Cais do Porto de Canavieiras no Início da Década
 de Noventa do Século XX


O Cais do Porto de Canavieiras antes da revitalização do seu Centro Histórico em 1998, sempre teve um colorido intenso em seu casario do século XIX e do início do século XX. Era ali o lugar onde as principais casas comerciais da cidade estavam instaladas.

Como toda a movimentação da cidade se concentrava no Porto, que recebia navios, barcaças com cacau e passageiros e mercadorias vindos das fazendas de cacau às margens do Rio Pardo e também de Belmonte, cidade ligada pelo Canal de Poaçu ao Porto de Canavieiras, era de se esperar que todo o comércio se concentrasse no Cais do Porto, às margens do Rio Pardo.

Por este motivo, o Cais do Porto sempre foi, até meados da década de setenta, o cartão de visitas da cidade. Com a abertura da Rio-Bahia, também em meados da década de setenta e com o declínio do comércio marítimo e fluvial, a movimentação de passageiros e mercadorias passou do Porto para a entrada da cidade, nascendo assim um novo centro comercial em detrimento do antigo, que finalmente entrou em colapso no final da década de noventa.

Assim, o comércio do Cais do Porto ficou por muitos anos completamente decadente até ser completamente desativado por falta de clientes, já que eles preferiam fazer as suas compras no novo centro comercial, na Avenida Rio Branco e adjacências.

Estando quase todas as lojas do Cais do Porto fechadas por muitos anos, ninguém se interessou em fazer reformas nas fachadas dos prédios e, por este motivo, os prédios do Cais do Porto se salvaram de reformas que danificariam para sempre a beleza de suas fachadas da época de ouro do cacau.

Hoje em dia, com a área revitalizada, os prédios históricos abrigam restaurantes e casas comerciais voltadas para o turismo, dando uma nova vida ao Cais do Porto, que hoje em dia, vive principalmente de sua nova atividade, o turismo.


Um comentário: