quarta-feira, 15 de março de 2017

As Ruínas "Art Déco" de Canavieiras - Um Tesouro Quase Perdido

Ruínas  do  Antigo  Instituto  do  Cacau  da  Bahia
Construído  em  Estilo  "Art Déco" - Canavieiras -
Foto de Regis Silbar


É uma pena, mas as construções em estilo "Art Déco" da cidade de Canavieiras, a mais bela do sul da Bahia, estão sendo completamente destruídas, tanto pela ação do tempo, como também pela falta de apoio dos poderes públicos à sua preservação.

Sendo este tipo de arquitetura típico dos anos vinte e trinta do século passado, é de se estranhar que tenha sido tão usado em Canavieiras, uma pequena cidade tão longe dos grandes centros onde esta moda estava sendo plenamente usada.

Mas, Canavieiras, nestes anos de ouro da fase da arquitetura "Art Déco", estava substituindo as antigas construções, por outras mais novas, e então, foi adotado, o estilo então vigente na Europa e Estados Unidos.

Com o passar dos anos, face à ruína das plantações de cacau ocasionadas  pelo fungo denominado Vassoura de Bruxa,  a cidade entrou em decadência e, junto com ela, as antigas construções em estilo "Art Déco".

Hoje em dia, com o desenvolvimento da atividade turística, várias destas antigas construções estão sendo recuperadas, mas a maior parte ainda continua entregue a sua própria sorte.

Casa em Ruínas em Estilo "Art Déco" na Rua do Brejo
 (Atual General Pederneiras) - Canavieiras-BA - Foto
de Regis Silbar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário